Gestar II 2010

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segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 9

Aula 9 – Referente às unidades 15 e 16 do TP5
Encontros realizados dias 23 e 24 de junho de 2009

A princípio alguns cursistas relataram a prática da aplicação do “Avançando” da última unidade par (16), tendo em vistas a impossibilidade da aplicação dentro da semana anterior por motivo de recesso e feriado de Corpus Christi nos dias 18 e 19/06.
Algumas observações importantes sobre o gênero “cartão-postal” no relato de alguns cursistas fazem alusão ao fato de muitos alunos desconhecerem o gênero citado, pois hoje em dia, com o uso da internet, das câmeras digitais, telefones celulares, a comunicação é muito mais rápida, contextualizada e eficaz. E foi falado que este gênero está em desuso. Mesmo assim, os alunos gostaram da atividade e participaram bastante.
No estudo da Unidade 17, sobre o tema Estilística, pedi aos cursistas que fizessem a atividade 1, relacionada ao texto “Cada um é cada um” de José Roberto Torero.
Nos comentários sobre a atividade fui incluindo observações importantes sobre os aspectos que diferenciam estilo e dialeto bem como a necessidade de estarem atentos à intenção do indivíduo no momento da fala.
A maioria dos cursistas desconhecia o termo idioleto.
Uma cursista fez observações importantes sobre a Estilística nos níveis fonético, léxico e nos aspectos ligados à sintaxe.
Outra cursista falou da importância de se valorizar o trabalho com os trava-línguas, provérbios e expressões populares que segundo ela é “tudo de bom” porque os alunos “amam” essas aulas e fica fácil direcionar e envolver os alunos para atingir o alcance dos objetivos propostos.
No poema Berimbau, em relação a harmonia imitativa, não conseguimos perceber o mesmo que o livro cita, talvez porque o berimbau não seja um instrumento muito comum em nossa região.
Fizemos a leitura do texto Palavra,de Adriana Falcão, e comentamos.
Em relação ao discurso indireto livre, por unanimidade os professores relataram não ser apropriado trabalhar nas séries iniciais devido ao perigo de o aluno confundi-lo e misturar discurso direto e indireto por não ter ainda o conhecimento tão sistematizado do que seja um ou outro.
Antes de iniciar a Unidade 18, cujo tema é Coerência, abordei a relação que é feita por Maria Luiza entre meio-ambiente e a construção de um texto.
Apresentei uma montagem em Power-point com um trecho da Carta do Chefe Seattle para demonstrar a teia, a interligação entre todos os seres vivos e teci comentários sobre o texto coerente que deve manter uma interrelação entre todas as partes.
Além dos slides e atividades da unidade, apresentei um vídeo do Jô Soares, com o título “Pérolas dos alunos”, como exemplos de textos incoerentes.
Ao final do encontro marquei o “Avançando na prática”, referente a um texto publicitário que mescla linguagem verbal e não-verbal para analisarem com os alunos.
Tivemos um lanche junino, em comemoração ao “São João”.

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