Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 10

Aula 10 – Referente à oficina 9 TP5 – unidade 18
Encontros realizados dias 30 de junho e 01 de julho de 2009

No início da oficina fizemos um levantamento das dificuldades encontradas e dos tópicos considerados importantes das unidades 17 e 18. Da unidade 17 enfatizamos a diferença entre idioleto e estilo e ainda comentamos a respeito de recursos expressivos ligados ao som e à palavra.
Uma professora cursista trabalhou o texto Palavra, de Adriana Falcão, e trouxe o resultado da atividade, relatando a participação de todos os alunos.
Em seguida foram feitos os relatos das experiências referentes ao “Avançando na Prática” da unidade 18, páginas 93 e 94 do TP 5. A atividade consistia em escolher um texto publicitário que mesclasse linguagem verbal e não verbal para analisar com os alunos.
A maioria dos cursistas trabalhou com outros textos publicitários, diversificando a atividade.
Após os relatos iniciei a oficina distribuindo um texto publicitário para cada cursista e uma folha digitada com as perguntas referentes à análise que deveria ser feita.
Em seguida distribui material para que montassem um cartaz com o resumo das observações pertinentes ao texto para a montagem de um painel.







Cada cursista fez a apresentação do seu texto publicitário e foram feitos comentários gerais. Eu também fiz algumas observações e perguntas durante as apresentações, principalmente no que diz respeito aos conhecimentos prévios necessários para o bom entendimento do texto, se o texto era coerente, público-alvo e suporte.
A avaliação geral foi de que a oficina esclareceu dúvidas a respeito de como se trabalhar com esse gênero textual. Falei ainda sobre a relevância da linguagem publicitária no nosso mundo globalizado e orientado para o consumo e do que isso gera em prejuízo para o meio ambiente, enfocando o tema transversal abordado na unidade em estudo.
Ao final do encontro fiz alguns questionamentos sobre o uso da linguagem e abordei os próximos temas a serem estudados, bem como as tarefas a serem realizadas para o próximo encontro.
Reforcei ainda qual seria a próxima atividade a ser aplicada em sala de aula, “Avançando na prática” da unidade 20, das páginas 196, 197 tendo em vista a necessidade de adiantar a sua aplicação devido às avaliações bimestrais, recuperação e final de semestre letivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário