Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 11

Aula 11 – Referente às unidades 19 e 20 do TP5
Encontros realizados dias 07 e 08 de julho de 2009

A unidade19 trata da Coesão textual. Pedi que os cursistas trouxessem alguns questionamentos e levantamentos de pontos importantes a serem esclarecidos e comentados no encontro. Uma cursista abordou sobre a coesão referencial e sequencial, dando ênfase ao fato de que não tinha conhecimento dessa diferenciação. Outros comentários foram feitos, fazendo a ligação entre coerência e coesão na construção de sentidos do texto.
Iniciei a apresentação dos slides fazendo a pergunta sobre o significado da palavra “tessitura”. Sob o aspecto formal e o significado. Observamos que enquanto tessitura é grafada com “ss”, as palavras tecido e tecer se grafam com “c” e tem a mesma origem semântica.
Abordei ainda que há tecidos onde os fios são bem amarrados e outros em que os fios parecem mais frouxos, comparando a textos que muitas vezes tem a característica de um ou de outro, conforme a sua coesão interna.
Fizemos a atividade 5 da página 127 transformando em texto apenas verbal o texto constituído de quadro e imagem, observando os recursos utilizados para articular as idéias.
Nesse ponto da oficina uma cursista falou sobre os elementos dêiticos, esclarecendo desconhecer essa nomenclatura e várias outras abordadas nesse TP.
Em seguida , tratamos da coesão referencial, lembrando que esses elementos dêiticos são utilizados para retomar um elemento já citado anteriormente, fazendo referência ao mesmo e tecendo ou seja estabelecendo a coesão interna através de elos coesivos.
Em seguida distribui aos cursistas papéis com as questões:
a) O que aconteceu?
b) Onde aconteceu?
c) Quando aconteceu?
d) Quem foram os envolvidos?
e) Qual foi o desfecho da história?

Coloquei, separadamente, cada questão com sua respectiva resposta em sacos separados e redistribuí aleatoriamente as questões. Solicitei que cada cursista fizesse oralmente uma sequência narrativa utilizando as respostas dadas, de forma que criasse um termo coerente utilizando adequadamente os elementos de coesão.
Ao final dessa atividade, considerada muito interessante pelos participantes, ficou claramente demonstrada a importância de articular corretamente os elos coesivos para tecer e criar um texto coerente. Alguns tiveram dificuldade e tiveram que retomar as idéias enquanto outros tiveram facilidade no momento de criação. Ficou claro também que se tratava de um mecanismo de coesão sequencial.
Fiz a apresentação inicial do tema da unidade 20: Relações lógicas no texto e pedi aos cursistas que fizessem a atividade 2 da pág. 183. Fizemos comentários sobre a relação de temporalidade e o fato de subverter propositalmente essa sequência no anúncio.
Fizemos também a atividade 7 da pág. 193 com o intuito de brincar com pares de sinônimos que tem o emprego limitado por alguns contextos.
Em seguida falamos acerca da negação como relação lógica. Ficou esclarecido o que vem a ser escopo da negação. Fizemos referência à atividade 12 e todos se mostraram interessados em aplicá-la na sala de aula. Observamos também o texto de Fernando Sabino”Dona Custódia” e como ele faz a descrição da personagem por meio de negativas.
Em relação a seção 3: significados implícitos foi considerada muito interessante e significativa com a participação de todos.
Trabalhei os conceitos de hiponímia e hiperonímia o que ficou muito claro após a realização das atividades 19 e 20 com pares de hipônimos e hiperônimos.
Trabalhamos a relação de conclusão ou raciocínio lógico indutivo e dedutivo com o auxílio das atividades 21 e 22 da unidade 20.
Encerramos as atividades, lembrando aos cursistas qual seria o último “Avançando na prática” a ser relatado na próxima oficina.
Em uma das turmas, a de terça-feira, fizemos a leitura do texto de Luiz Fernando Veríssimo “Homem que é homem”. Todos gostaram muito e pedi que criassem também o seu texto com o mesmo título e trouxessem no próximo encontro.aula 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário