Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 1


Aula 1 – 28/04 e 29/04
Aula Referente às Unidades 9 e 10 do TP-3
De início os cursistas assistiram a um vídeo de abertura, chamado Reforma Ortográfica, com frases de efeito, no qual foram utilizadas algumas palavras que sofreram mudanças, trazendo-as para um contexto conotativo, explorando seu duplo sentido, para causar reflexão.
Em seguida foi feita uma apresentação pelos professores, baseada em relato de experiência acerca de sua vida profissional, suas escolhas, num clima harmonioso e descontraído.
Em duplas, os professores cursistas apresentaram, após leitura da Seção 3 – Currículo do Gestar II – Língua Portuguesa, qual seria o objetivo geral do programa, a especificidade e o que traz de inovador em relação a outros programas e as competências esperadas ao final do programa, subhttp://www.blogger.com/img/blank.gifdivididas em: como usuário da língua; como profissional da educação e de como orientar a sua prática como professor de Língua Portuguesa.
A apresentação do TP 3 foi feita através do data-show, com as devidas inferências, tendo a participação ativa dos professores cursistas quando se fez necessário.
Foram apresentados os vídeos dos poemas “José” e “O Amor” de Carlos Drummond de Andrade, para caracterizar a linguagem poética.
Foi feita a socialização das atividades de “tarefa de casa”, com a participação de todos os professores cursistas.
Durante a socialização, uma professora deu o seu depoimento, dizendo ter levado a atividade solicitada a ela a ser feita também por seus alunos dos nonos anos. Ela citou o grande envolvimento da turma, relacionada ao uso da escrita nas mais diversas situações cotidianas, exemplificando e registrando os gêneros e suas diferenças, conforme os interlocutores, o contexto, etc.
Houve certa dificuldade por parte da turma em identificar o tema do texto, o que foi colocado em comum
Os cursistas fizeram ainda uma paráfrase do poema “José”, usando o próprio nome, como questionamento de sua maneira de se sentir e se situar no momento atual e também construíram uma “Receita para melhorar a Educação”. Os trabalhos constarão nos portfólios dos professores cursistas.
Foi passada a atividade Avançando na prática da Unidade 10, referente a um texto de cordel, para ser aplicada em uma das turmas dos cursistas que trarão o relatório do que for feito para a realização da Oficina 5 do Caderno do Formador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário