Gestar II 2010

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segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 7

Aula 7 – Referente às unidades 15 e 16 do TP-4
Encontros realizados dias 09 e 10de junho de 2009

No início do encontro, solicitei aos cursistas a elaboração de perguntas relacionadas ao texto Camping, da pág. 132, referente à unidade 15 e que foi objeto de estudo para a tarefa de casa. As perguntas deveriam ser elaboradas, levando-se em conta a série a que se destinaria o texto, como forma de despertar no aluno o interesse pela leitura.
Os cursistas fizeram a atividade e apresentaram perguntas diversas, abordando ora o tema, ora o gênero do texto.
Fiz algumas colocações pertinentes ao objetivo do texto, levantando a questão ecológica.
Houve comparações interessantes acerca do texto estudado, comparando-o com o texto do Jô Soares, relativo à oficina 6, do TP3, que embora tivesse a estrutura e a aparência de uma composição escolar não o era devido a maturidade revelada em suas críticas. Da mesma forma, o texto Camping, embora apresente a estrutura de um diário feito por uma adolescente, revela um grande conhecimento acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente, ao crescimento acelerado e sem planejamento das cidades.
Em seguida, fizemos o comentário acerca das questões do texto, relacionadas à atividade 9, onde pude perceber, em alguns casos a dificuldade de alguns colegas cursistas em dar continuidade ao texto criando uma complicação, o clímax e o desfecho.
Em seguida, fizemos o comentário sobre a tarefa relacionada à unidade 16, seção 1, analisando o poema de Gabriel o Pensador “Eu é que pergunto para a caneta” e o trecho do poema de Leo Cunha “A mão do poeta” .
O interessante nessa atividade foi o fato de se perceber como cada um descreve o ato de criação. Alguns cursistas se lembraram do estilo de época parnasianismo, citaram o poema Via Láctea, entre outros comentários, como o de Einstein sobre o processo de criação. Tudo para lembrar que é necessário esforço, persistência e trabalho duro, ou seja, não só “inspiração”, mas “transpiração”.
Após os comentários sobre as tarefas feitas, entreguei aos cursistas uma entrevista, xerocada da Revista Veja, com o economista e prêmio Nobel Heckman, para leitura e comentários. A entrevista aborda a importância dos estímulos de leitura nos primeiros anos de vida e problemas decorrentes de uma educação tardia, além de apontar soluções para programas sociais que objetivem melhorar as condições de ensino das camadas mais pobres da população.
Com a matéria, objetivei analisar a questão de relacionar práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo.

Dando sequência à aula, passei à apresentação de slides relativos às Unidades 15 e 16. Propus uma reflexão acerca do título da Unidade 15, fazendo uso do próprio conteúdo da unidade, que é o de conhecer as várias funções e formas de perguntas na ajuda à leitura e compreensão.
Outro assunto bastante comentado foi o relativo à seção 3 “Quando queremos aprender”. Comentamos sobre os recursos que podem ser usados e ensinados aos alunos e também sobre as habilidades que o leitor tem de desenvolver, no caso de ler para aprender.

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