Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 4


AULA 4 – Referente à Oficina 6 T3
Dias 19 e 20 de maio de 2009
No primeiro momento retomamos as unidades 11 e 12 do TP 3, onde foram levantados os pontos principais de cada seção das unidades em estudo.
Uma professora trouxe para apreciação da turma os descritores de Língua Portuguesa, fazendo a ligação com o conteúdo estudado no TP 3.
Em seguida deu-se a socialização dos relatórios da aplicação do Avançando na Prática, referente à unidade 12, onde se solicitava a construção de uma receita ou bula com os alunos em sala de aula.
Dentre os depoimentos dos professores cursistas, houve uma professora que apresentou a proposta do trabalho a alunos do 9º ano, tendo antes de se pedir a produção textual, apresentado aos alunos modelos convencionais de receitas culinárias, realçando as partes que compõem o gênero receita. Em seguida pediu que os alunos fizessem as “receitas” para um mundo melhor, para a escola ideal e namorado dos sonhos, entre outras sugestões. A mesma professora, após ter trabalhado o gênero receita apresentou à turma uma bula de remédio e suas especificidades e pediu que a turma fizesse a transposição de uma receita para uma bula de remédio. Nesse caso, enfatizou a diferença de medidas e de posologia, trabalhando com conhecimentos matemáticos.
Outra cursista aplicou a atividade em uma turma do 8º ano, levando para a sala de aula uma receita tradicional, a receita “Lasanha à recessão gratinada” integrante do TP 3 e “Balas para crescimento” como motivação para a aula. A professora solicitou aos alunos que utilizasse de verbos típicos utilizados em textos do gênero receitas e também apresentou os tópicos referentes ao gênero bula para serem utilizados pelos alunos na produção. A professora trouxe para a oficina as atividades realizadas, tendo demonstrado que os alunos realizaram as atividades com êxito e foram além das expectativas esperadas, tendo atingido os objetivos propostos para o “Avançando na prática”.
Antes de dar início à oficina 6, propus aos cursistas a leitura de um texto dissertativo para que em duplas, analisassem que tipos textuais estavam presentes e que tipo predominava, para que observassem a complexidade do texto e de como o mesmo foi construído. O texto referido é de Charles Chaplin, “O último discurso”. Abordei o tema, apresentei aos cursistas um vídeo original do filme, na voz de Charles Chaplin, com legenda e entreguei uma cópia do discurso. Além de também ter explicado que o filme foi feito com intenção de criticar/satirizar/questionar o regime nazista e baseado em um documentário encomendado por Hitler.
Após a análise do texto, passamos à oficina 6. Foi feita a leitura do texto e a turma foi dividida em dois grupos, sendo que um dos grupos teria a função de criar argumentos convincentes de que o texto analisado tratava-se de um exercício de redação escolar e o outro grupo de que não se tratava de um exercício escolar. Cada grupo escolheu um relator para apresentar os argumentos e houve um embate de idéias. Ao final, propus que trocassem de papéis e houvesse a contra-argumentação. Foi interessante e participativa essa parte da oficina. No grupo, passamos a análise das sequências tipológicas presentes. Houve dúvidas e questionamentos em relação ao gênero textual, chegando-se a conclusão de que se tratava de um texto do gênero crônica.
Ao final do encontro apresentei slides de uma mensagem “Grande axioma da vida”, como reflexão e como incentivo ao esforço dos cursistas na formação continuada.
Passei a tarefa referente ao TP 4, solicitando que fizessem a leitura das unidades 13 e 14 e fizessem uma atividade de cada unidade.
Finalizei o encontro com uma conversa sobre letramento e alfabetização, ouvimos depoimentos de cursistas a respeito do tema, sendo que uma aluna já havia lido no TP 4 e trouxe a sua contribuição para o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário