Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 12

Aula 12 – Referente à oficina 10 TP5 – unidade 20
Encontros realizados dias 14e 15 de julho de 2009
Iniciei a aula com os relatos do “Avançando na Prática” das páginas 196 e 197 (TP 5)que consistia em montar um texto fragmentado, com uma sequencia lógica.
Nos relatos dos professores cursistas ficou demonstrado que,conforme a série e o texto trabalhado, os alunos tiveram maiores ou menores dificuldades em executar a tarefa. Mesmo assim nos relatos dos alunos as observações foram positivas:
“Achamos muito legal o tipo desse trabalho. Raciocinamos demais antes de achar as partes certas e depois nos divertimos.” (Elias e Victor Hugo – 7º ano- Professora Betânia)
“Nós achamos ótimo porque é um tipo de trabalho que a gente tem que pensar, ler, reler.” (Jéssica Oliveira e Rita de Cássia – 7º ano – Professora Betânia)
Em seguida realizamos a oficina 10 do TP 5 com o objetivo de trabalhar a construção de significados no texto, tanto a partir de mecanismos de coesão quanto de marcas de relações lógicas.
Distribuí aos cursistas agrupados em duplas a parte não verbal de um anúncio, solicitando que elaborassem um texto publicitário, fazendo uso da linguagem verbal e não verbal e que provocasse a atenção e o interesse dos leitores por meio de uma frase negativa aliada a informações sobre o produto.
Alguns tiveram que “aperfeiçoar” o anúncio, principalmente no que diz respeito ao produto anunciado. Comparamos depois o que foi criado com o que eu havia excluído do anúncio, ou seja, a parte verbal. Foi uma atividade interessante e de muita criatividade.
Após a oficina, distribuí uma ficha de avaliação do primeiro módulo com os seguintes tópicos:
1. Faça um comentário dos pontos positivos do GESTAR II.
2. Faça um comentário dos pontos negativos do GESTAR II.
3. Que sugestões você pode dar para melhorar nossos encontros?
4. O que mudou na sua prática pedagógica após ter iniciado os estudos do Programa?
5. Como você avalia o seu desempenho no Gestar II?
Os pontos relatados foram os seguintes:
Pontos positivos:
• Material atualizado, propostas de atividades “legais” que podem ser aplicadas em sala de aula.
• Ele é só ponto positivo!
• Bom material; professor-formador competente.
• O Gestar está sendo bem ministrado e tem um conteúdo excelente.
• Para mim, este curso tem sido uma experiência enriquecedora. Algumas oficinas tenho levado para a sala de aula e tem motivado bastante meus alunos.
• Aperfeiçoamento profissional, aprofundamento nos conhecimentos da área.
• Produtivo, dinâmico, persuasivo e instrutivo.
• Gostei muito das oficinas, pois nos colocamos no lugar dos nossos alunos, sentimos algumas dificuldades, assim como eles também sentem.
• Há interação entre o conteúdo teórico e a prática.
Pontos negativos:
• O tempo para estudar é muito pequeno.
• Ser semanal.
• Um pouco “corrido”.
• Muitas tarefas.
As sugestões foram de que se tenha mais tempo, (embora já soubessem de antemão que isso não depende de nós e que não irá mudar).
Quanto às mudanças na prática pedagógica os relatos foram:
• Fiquei mais motivada e minhas aulas são dadas com mais dinamismo.
• Mais facilidade em planejar e aplicar as aulas. O relacionamento com meus alunos melhorou. Tenho mais habilidade em sala.
• Tornei-me melhor do que sempre fui.
• Aplicar aulas bem diferenciadas, usando material diferente, provocou entusiasmo nos alunos.
• A diversidade da minha prática pedagógica.
• Presto mais atenção em meus alunos, nas estratégias que mais os agradam, em como tornar as aulas mais produtivas.
• A começar pelas minhas avaliações: textos variados. Creio que meu perfil de professora mudou para melhor.
• Pude perceber que o mais importante é ensinar a ler e entender e não a decorar; também percebi que é possível ensinar brincando.

Ao final tivemos um lanche de confraternização, a entrega de uma lembrancinha e a tarefa de ler e estudar as unidades 21 e 22 do TP 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário