Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 2


AULA 2 – Referente à Oficina nº 5 do TP 3
Data: 05 e 06 de maio de 2009
A princípio os cursistas explanaram como o Gestar está sendo visto pela comunidade escolar, erros e acertos, aceitação e resistência de alguns professores em relação à quantidade de horas de estudo a serem feitas, sendo que essas resistências na maioria dos casos referem-se a profissionais que não estão inscritos no Programa e que procuram difundir uma idéia errônea acerca do Gestar II.
Após a retomada dos aspectos teóricos mais importantes sobre as unidades em estudo, passou-se aos relatos de experiência do “Avançando na Prática” referente à Literatura de Cordel.
A maioria aplicou a atividade nas séries dos nonos anos. Iniciaram a aula abordando a origem do cordel, o significado do nome. Em seguida fizeram a leitura do texto, cada um explorando a criatividade à sua maneira: leitura em forma de jogral, dramatizações, leitura pelo professor e pelos alunos.
Em um dos relatos a professora citou que dividiu a sala em grupos e explorou aspectos diferentes, tais como:Tema, objetivo, personagens, marcas de oralidade, informações contidas, visão de mundo, forma: rimas e métrica. Cada grupo apresentou a conclusão do trabalho realizado, um relatório de como foi feito e uma avaliação por parte dos componentes dos grupos acerca da realização da atividade.
Transcrição de um relatório de um dos grupos de alunos:
“Aprender sobre poesia de Cordel foi uma aula muito interessante e prestativa e aprender cordel nos fez gostar mais de poesia. Os alunos do grupo acharam o gênero humilde, fácil de entender e muito interessante. Trabalhar em grupo também nos deu uma compreensão melhor de todo o poema com vários pontos de vista diferentes. Também foi mais fácil de responder às perguntas propostas pela professora no trabalho em grupo. Todos nós gostamos muito da aula e esperamos ter mais aulas como esta no decorrer do ano.”
Um professor cursista trabalhou além do poema proposto o Cordel do Consumidor, e montou na sala de aula um cordel com textos feitos pelos próprios alunos.
Outro cursista enfocou as profissões abordadas no poema, e os alunos (de uma escola localizada na zona rural) escreveram depoimentos valorizando a profissão do agricultor. Houve ainda, nessa mesma turma um questionamento sobre a profissão do soldado hoje, a corrupção que há e a perda de valores.
Na última parte da Oficina, em duplas, os cursistas planejaram atividades de leitura, interpretação e produção de textos, visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais.
Foi apresentado por mim um vídeo com o Poema tirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira e outro com a música Bom dia de Gil e Milton.
Os professores cursistas planejaram as atividades sobre ambos os textos, com roteiro para a leitura, interpretação e produção de textos e apresentaram aos demais grupos, socializando assim diferentes maneiras de se trabalhar o gênero poético.
Ao final foi feita uma avaliação pelos cursistas que disseram estar aprendendo muito e com vontade de colocar em prática o que foi assimilado durante o encontro.
Encerrei a oficina com uma apresentação de slides em Power-point com o título “Simplesmente Mulher” a fim de homenagear as mães e entrega de uma mensagem com um bombom.

Um comentário: