Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula 8





Aula 8 – Referente à Oficina 8 TP4 unidade 16
Encontros realizados dias 16 e 17 de junho de 2009

No início da atividade foi feito um levantamento das dificuldades encontradas ou outras observações pertinentes às atividades em estudo.
Uma professora cursista explanou suas dúvidas sobre a correção das produções de texto dos alunos, levando-se em conta o depoimento da escritora Lygia Fagundes Telles, que cita a prática de sua professora que marcava todos os textos que escrevia, de caneta vermelha e tecia comentários sobre os erros e não sobre o texto produzido.
Pedi então aos demais cursistas que colocassem em comum as suas práticas de produção de texto para, juntos, analisarmos na busca de respostas com base no estudo da Unidade 16.
Vários professores disseram que observam os aspectos ortográficos além do conteúdo textual e ainda mantinham a prática de assinalar as palavras erradas, para que seus alunos fizessem a correção.
Outros disseram que observam o sentido do texto, a fidelidade ao tema ou ao gênero solicitado, bem como a criatividade, sem assinalar nos textos os aspectos ortográficos a serem trabalhados.
Uma professora disse que aprendera a observar criteriosamente o processo de produção textual do aluno por ter a prática de corrigir as redações de vestibulandos de uma faculdade particular onde os aspectos de coerência e coesão e a criatividade tem um peso maior.
Outras observações foram feitas sobre o fato de sempre dar um retorno ao aluno, de forma positiva, incentivando-o, colocando-o para fazer a leitura dos textos produzidos.
Encerrei esses comentários pedindo que cada um refletisse sobre o objetivo de se propor uma produção textual, ou seja, se é para que o aluno se torne um escritor eficiente dos mais diferentes gêneros textuais, antes de qualquer coisa ele deve ser incentivado a escrever, e os aspectos de desvio de norma ortográfica devem ser trabalhados pelo professor em outro momento, servindo de parâmetro para outras atividades da língua.

Em seguida, os cursistas apresentaram oralmente para a turma o relato do “Avançando na Prática” que consistia em levar os alunos a produzir cartões postais, em duplas na sala de aula.
Uma professora relatou que solicitou de colegas da área de Ciências Biológicas sugestão de materiais e sites para pesquisar sobre os animais em extinção, além de recorrer à biblioteca para selecionar materiais e levar para a sala de aula.
Em média os professores necessitaram de três aulas para aplicar a atividade. Houve pesquisa na Internet, e em livros e revistas, por parte dos alunos.
Todos os alunos gostaram da atividade desenvolvida, relatando isso em suas avaliações da oficina.

Após os relatos iniciamos a Oficina, onde os cursistas analisaram a imagem das crianças referente a um anúncio de uma Fundação e expuseram suas idéias acerca do texto que acompanharia o anúncio. Houve por parte de alguns cursistas certa dificuldade quando foram convidados a criar o anúncio baseado na primeira idéia. Muitos não seguiram as instruções conforme o solicitado, porém, no momento da socialização houve esclarecimentos para o andamento da tarefa seguinte.
Em duplas, os cursistas elaboram os dois planos solicitados, sendo o primeiro motivador para a aula de produção textual do gênero carta.
Apresentei aos alunos a “Caixa de Linguagem”, onde trouxe vários gêneros em uma caixa para demonstrar o que pode ser feito na sala de aula, explorando a Aula 7 do AAA4 do aluno.
Além da “Caixa de Linguagem”, propus outras atividades como o “Quebra-cabeça” entre título e texto.
Na avaliação da oficina os colegas disseram estar aprendendo muito na troca de experiências e no estudo das unidades.
Uma professora também relatou que os alunos tem gostado muito das aulas bem planejadas e criativas que ela tem levado para a sala de aula e que está aprendendo muito.
Encerramos a oficina falando acerca dos temas das próximas unidades: Estilística e Coerência e marcando o dever de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário