Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Aula 6 do II Módulo



Aula 6 do II Módulo
Oficina 1 do TP 1
Encontro realizado dia 29 de setembro de 2009
Oficina 1
Unidade 2 TP 1
• Objetivos da Oficina:
1. Rever os tópicos principais das unidades 1 e 2.
2. Apresentar os relatos do Avançando na Prática da unidade 2 (Pág. 65)
3. Leitura, análise e preparação de aula com base na crônica “A outra senhora” de Carlos Drummond de Andrade.
4. Trabalhar com o projeto, definir: tema, objetivos, cronograma, etc.
• Unidade 1
Objetivos
1. Relacionar língua e cultura
2. Identificar os principais dialetos do Português
3. Identificar os principais registros do Português
• Unidade 2
Objetivos
1. Caracterizar a norma culta
2. Caracterizar a linguagem literária
3. Caracterizar a língua oral e a língua escrita

Iniciei a oficina apresentando o objetivo da mesma. Em seguida retomamos o conteúdo estudado, fazendo as observações necessárias a respeito do estudo realizado. Uma cursista citou o exemplo de um aluno novato em sua escola, oriundo de Alagoas. O dialeto do aluno, carregado de sua cultura regional foi motivo de comentários entre os colegas.
Após o resumo do conteúdo estudado, partimos para a oficina com a crônica de Carlos Drummond de Andrade "A outra senhora". Iniciei com a pergunta sobre que expectativas os professores tinham em relação ao texto, após apresentar o título e o autor da crônica.
Surgiram várias opiniões, baseadas no conhecimento prévio que tinham em relação ao autor ou basearam-se no título. Acertaram em relação à ironia e à crítica que certamente teria o texto.
Fiz a leitura do texto e teci comentários. Em seguida apresentei os slides com o texto digitado e dirigi um confronto de idéias baseado nas questões propostas pela oficina.
Após o debate, em dois grupos os professores planejaram uma aula a ser aplicada em sala de aula e cada grupo apresentou a sua proposta de trabalho.
Em seguida fomos discutir o projeto leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário