Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Aula 4 - II Módulo




Oficina 12 TP 6 No início do encontro expus os portfólios dos professores cursistas para que fizessem a apreciação dos trabalhos uns dos outros. Em outra mesa deixei expostos livros clássicos de literatura. Fiz a apresentação dos objetivos da oficina:

Rever as questões principais da escrita e da reescrita de textos.

Rever e sistematizar as informações e discussões essenciais em torno da literatura para alunos adolescentes.

Planejar e desenvolver atividades de leitura literária para alunos adolescentes.

Definir o tema do projeto.

Com uma apresentação de slides, fomos observando os principais aspectos necessários à uma revisão do texto pelo próprio aluno, analisamos as discrepâncias no tipo de retorno dado aos alunos pelos professores que, infelizmente, fazem parte da maioria das práticas utilizadas hoje em dia.

Observamos como transmitir ao aluno a necessidade de dialogar com o seu texto, através das frases de avaliação e de frases diretivas. Sendo uma maneira segura de fazer com que o aluno perceba a necessidade de se levar em conta o seu interlocutor, a linguagem utilizada e os objetivos de se escrever determinado texto.

Quanto à edição final abordamos a importância de polir o texto nos aspectos de linguagem, coesão e coerência, aspectos ortográficos, de pontuação e gramaticais.

Quanto à literatura para adolescentes, refletimos acerca da deficiência do próprio professor no trabalho com a literatura em sala, às vezes sem um direcionamento e sem encantar os alunos para uma visão artística e diferenciada das artes em geral e principalmente da literatura.

Os relatos do "Avançando na Prática" foram transferidos para o próximo encontro pois alguns professores estavam ainda no processo de aplicação sem terem concluído o trabalho.

Quanto á oficina, solicitei que cada professor apresentasse aos colegas as obras literárias solicitadas na aula anterior e quais estratégias utilizaria para motivá-los.

Foi interessante notar, na prática, a deficiência de leitura de obras literárias pelo professor, o que comprova a afirmação do TP 6 que a uma das causas dos alunos lerem pouco está, em parte, na deficiência de leitura pelo professor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário