Gestar II 2010

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quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Aula 7 II Módulo



Aula 7 II Módulo
Encontro realizado nos dias 06 e 07 de outubro de 2009

Estudos referentes às unidades 3 e 4 do TP 1
Unidade 3: O texto como centro das experiências no ensino da língua
Seção 1: Afinal, o que é texto?
Seção 2: Por que trabalhar com textos
Seção 3: Os pactos de leitura

Unidade 4:Unidade 4: A intertextualidade
Seção 1: O diálogo entre textos: a intertextualidade
Seção 2: As várias formas de intertextualidade
Seção 3: O ponto de vista

Iniciamos os encontros com alguns relatos que não haviam sido apresentados na última oficina. Em seguida fizemos um levantamento das tarefas solicitadas. No decorrer das falas dos cursistas, fui acrescentando o que era necessário. Em relação aos PCNs sua abordagem refere-se às práticas do ensino sistematizado e sempre contextualizado
onde a unidade básica do ensino só pode ser o texto.
Sobre a questão dos pactos de leitura ficou claro para todos que o locutor sempre tenta estabelecer com seu interlocutor um "pacto de leitura": de antemão, dá informações do que se pode esperar do texto, valendo-se para isso do gênero, do suporte entre outros recursos.
Em relação à intertextualidade, organizei o material recebido no seminário de acompanhamento em agosto. (veja abaixo)

Sugestões para se trabalhar INTERTEXTUALIDADE:


1. Proponha uma pesquisa sobre o poeta Luis Vaz de Camões e sobre a Banda Legião Urbana.
2. Oriente os alunos e prepare você também material, caso falte alguma coisa.
3. De posse do material prepare uma aula para a apresentação desse material pelos alunos. (use sua criatividade).
4. Depois disso, inicie um diálogo com a classe questionando-os sobre o apóstolo Paulo. Conte alguma coisa a respeito dele e apresente a Carta de São Paulo aos Coríntios, Capítulo 13 para leitura.
5. Apresente agora o Soneto de Camões, falando sobre o tema amor, explore o jogo de antíteses, crie uma atmosfera propícia para o desenvolvimento da leitura, perguntando se eles conseguem definir o amor, etc. Faça você uma leitura bem expressiva para a turma.
6. Questione-os para saber se São Paulo e Camões trataram do mesmo tema e em seguida apresente a letra da música Monte Castelo de Renato Russo.
7. Você pode fazer questões escritas , para depois dar continuidade ao diálogo, propiciando assim momento para a reflexão dos alunos sobre o tema. Questione-os sobre a colagem que o compositor faz, utilizando-se dos dois textos para gerar um terceiro, etc... etc...
8. Sistematize com os alunos o conceito de intertextualidade, aproveitando para falar do tema amor, desde o início da Era Cristã aos dias de hoje.
9. Finalize com a canção, levando-a para ser ouvida e cantada pelos alunos.
Bom Trabalho!

LACI - GESTAR II - OUTUBRO 2009


1 Coríntios 13
1 ¶ Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 ¶ O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 ¶ O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.



Soneto 5 de Camões

Amor é um fogo que arde sem se ver,
é ferida que dói, e não se sente;
é um contentamento descontente,
é dor que desatina sem doer.

É um não querer mais que bem querer;
é um andar solitário entre a gente;
é nunca contentar se de contente;
é um cuidar que ganha em se perder.


É querer estar preso por vontade;
é servir a quem vence, o vencedor;
é ter com quem nos mata, lealdade.

Mas como causar pode seu favor
nos corações humanos amizade,
se tão contrário a si é o mesmo Amor?

Luis Vaz de Camões

Monte Castelo Legião Urbana
Composição: Renato Russo (recortes do Apóstolo Paulo e de Camões).

Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade
O amor é bom, não quer o mal
Não sente inveja
Ou se envaidece...
O amor é o fogo
Que arde sem se ver
É ferida que dói
E não se sente
É um contentamento
Descontente
É dor que desatina sem doer...
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...
É um não querer
Mais que bem querer
É solitário andar
Por entre a gente
É um não contentar-se
De contente
É cuidar que se ganha
Em se perder...
É um estar-se preso
Por vontade
É servir a quem vence
O vencedor
É um ter com quem nos mata
A lealdade
Tão contrário a si
É o mesmo amor...
Estou acordado
E todos dormem, todos dormem
Todos dormem
Agora vejo em parte
Mas então veremos face a face
É só o amor, é só o amor
Que conhece o que é verdade...
Ainda que eu falasse
A língua dos homens
E falasse a língua dos anjos
Sem amor, eu nada seria...

Trabalhamos ainda acerca dos diversos tipos de intertextualidade, paráfrase, paródia, que abarcam o texto todo, pastiche, que se apropria do tom, da fórmula e citação, epígrafe, referência e alusão que retomam partes.

A tarefa solicitada foi aplicar o Avançando na Prática da pág. 144 que trata da intertextualidade.

Discutimos sobre o pré-projeto, já em execução, esclarecemos dúvidas e apresentamos sugestões.

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