Gestar II 2010

Início de nova turma em 30/03, no CEMAP, às 19 horas.
Encontros mensais.
Participe!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Paráfrases: Homem que é homem (Luiz Fernando Veríssimo)


Homem que é homem

Homem que é homem não sussurra. Grita.
Homem que é homem não grita. Sussurra.
HQEH não manda. Pede.
HQEH não chora. Durão.
HQEH tem sentimento. Não finge.
HQEH não pede licença. Chega chegando.
HQEH não briga. Dialoga.
... (etc... etc... etc...)
*HQEH não é nada. É tudo.
Tudo o que nos faz feliz e nada que nos faça chorar...
(Professora Hélida Gomes Muniz)


Homem que é homem

Sorri...
Chora sem sentir vergonha.
É sensível.
Sabe falar, mas principalmente, ouvir.
Compreende o silêncio, mas também a explosão de palavras.
Conhece no âmago a palavra fidelidade.
É sincero mesmo que isso lhe custe uma inimizade.
Sabe respeitar o seu próximo, ainda que ele seja uma linda e desejável mulher.
Domina seus instintos animais, quando se pensa que são indomáveis.
Ama incondicionalmente.
Perdoa sete vezes por dia.
Reconhece suas falhas.
Faz declarações de amor sem se sentir ridículo.
É carinhoso.
É forte.
É leal.
Entende as reações adversas causadas pela TPM.
Reconhece as limitações de sua companheira e suas próprias.
Busca soluções inteligentes.
Lembra das datas importantes.
Traz flores de vez em quando...
Elogia, observa a pessoa amada, olha, vê...
Gosta da comida que lhe é preparada com tanto amor e faz comentários agradáveis sobre isso.
Reconhece o esforço da mulher amada...
(Professora Leila Cury)

Homem que é homem

HQEH ama a sua família,
cerca a sua esposa e os seus filhos de amor,
é esposo companheiro, é pai presente,
é um guerreiro que luta com ardor...

HQEH é diligente no que faz,
é honesto, paga em dia as suas contas,
nada deixa para trás
assume o que faz.

HQEH é provedor,
não permite que o sol o apanhe deitado
É homem trabalhador.

HQEH é apoio na hora da dor
Sofre com os que sofrem
se alegra com o vencedor.
(Professora Betânia Aparecida Santos de Paula)

Alunos da professora Vanessa

 
Posted by Picasa

Alunos da professora Betânia

 
Posted by Picasa

Alunos da professora Leila Cury: confecção de postais

 
Posted by Picasa

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula Inaugural




AULA INAUGURAL – LANÇAMENTO DO PROGRAMA GESTAR II – ITUIUTABA - MG
LOCAL: SALÃO DO LÍDER HOTEL – 23/04/2009


Mesa de Autoridades presentes: Superintendente Ises Maria Gomes Cintra, Vice-Prefeito: Luiz Pedro Correia do Carmo, Secretária de Educação: Celina Parreira Derze, Diretora do CEMAP: Barbara Luisa; Coordenadora do Gestar: Patrícia Lopes, professora formadora da área de Matemática: Zeila D’Aquino de Queiroz e professora formadora da área de Lingua Portuguesa: Laci Maria Ribeiro de Queiroz Vilarinho.


Cronograma do Evento
19:00 Abertura do evento
Hino Nacional
Pronunciamento das Autoridades
Vídeo motivacional: Aprender com as Águias
Apresentação do Programa Gestar II pelas professoras formadoras Laci e Zeila – Guia Geral
Coquetel de Intervalo
Inscrições dos Cursistas
Entrega de Kits: Livros e pastas
Exploração do material entregue
Explicação das atividades a serem feitas pelos cursistas
22h 30 min Encerramento
Compareceram ao evento os professores da rede municipal, das áreas de Língua Portuguesa e Matemática, supervisores do 5º ao 9º ano, diretores e vice-diretores das escolas municipais, Diretora do CEMAP, Secretária de Educação, Diretora Superintendente Regional de Ensino e vice-prefeito.
Fizemos a apresentação do programa Gestar através de um resumo do Guia Geral, com os slides em anexo.
Tudo transcorreu num clima agradável, com a adesão dos professores presentes.

Aula 1


Aula 1 – 28/04 e 29/04
Aula Referente às Unidades 9 e 10 do TP-3
De início os cursistas assistiram a um vídeo de abertura, chamado Reforma Ortográfica, com frases de efeito, no qual foram utilizadas algumas palavras que sofreram mudanças, trazendo-as para um contexto conotativo, explorando seu duplo sentido, para causar reflexão.
Em seguida foi feita uma apresentação pelos professores, baseada em relato de experiência acerca de sua vida profissional, suas escolhas, num clima harmonioso e descontraído.
Em duplas, os professores cursistas apresentaram, após leitura da Seção 3 – Currículo do Gestar II – Língua Portuguesa, qual seria o objetivo geral do programa, a especificidade e o que traz de inovador em relação a outros programas e as competências esperadas ao final do programa, subhttp://www.blogger.com/img/blank.gifdivididas em: como usuário da língua; como profissional da educação e de como orientar a sua prática como professor de Língua Portuguesa.
A apresentação do TP 3 foi feita através do data-show, com as devidas inferências, tendo a participação ativa dos professores cursistas quando se fez necessário.
Foram apresentados os vídeos dos poemas “José” e “O Amor” de Carlos Drummond de Andrade, para caracterizar a linguagem poética.
Foi feita a socialização das atividades de “tarefa de casa”, com a participação de todos os professores cursistas.
Durante a socialização, uma professora deu o seu depoimento, dizendo ter levado a atividade solicitada a ela a ser feita também por seus alunos dos nonos anos. Ela citou o grande envolvimento da turma, relacionada ao uso da escrita nas mais diversas situações cotidianas, exemplificando e registrando os gêneros e suas diferenças, conforme os interlocutores, o contexto, etc.
Houve certa dificuldade por parte da turma em identificar o tema do texto, o que foi colocado em comum
Os cursistas fizeram ainda uma paráfrase do poema “José”, usando o próprio nome, como questionamento de sua maneira de se sentir e se situar no momento atual e também construíram uma “Receita para melhorar a Educação”. Os trabalhos constarão nos portfólios dos professores cursistas.
Foi passada a atividade Avançando na prática da Unidade 10, referente a um texto de cordel, para ser aplicada em uma das turmas dos cursistas que trarão o relatório do que for feito para a realização da Oficina 5 do Caderno do Formador.

Aula 2


AULA 2 – Referente à Oficina nº 5 do TP 3
Data: 05 e 06 de maio de 2009
A princípio os cursistas explanaram como o Gestar está sendo visto pela comunidade escolar, erros e acertos, aceitação e resistência de alguns professores em relação à quantidade de horas de estudo a serem feitas, sendo que essas resistências na maioria dos casos referem-se a profissionais que não estão inscritos no Programa e que procuram difundir uma idéia errônea acerca do Gestar II.
Após a retomada dos aspectos teóricos mais importantes sobre as unidades em estudo, passou-se aos relatos de experiência do “Avançando na Prática” referente à Literatura de Cordel.
A maioria aplicou a atividade nas séries dos nonos anos. Iniciaram a aula abordando a origem do cordel, o significado do nome. Em seguida fizeram a leitura do texto, cada um explorando a criatividade à sua maneira: leitura em forma de jogral, dramatizações, leitura pelo professor e pelos alunos.
Em um dos relatos a professora citou que dividiu a sala em grupos e explorou aspectos diferentes, tais como:Tema, objetivo, personagens, marcas de oralidade, informações contidas, visão de mundo, forma: rimas e métrica. Cada grupo apresentou a conclusão do trabalho realizado, um relatório de como foi feito e uma avaliação por parte dos componentes dos grupos acerca da realização da atividade.
Transcrição de um relatório de um dos grupos de alunos:
“Aprender sobre poesia de Cordel foi uma aula muito interessante e prestativa e aprender cordel nos fez gostar mais de poesia. Os alunos do grupo acharam o gênero humilde, fácil de entender e muito interessante. Trabalhar em grupo também nos deu uma compreensão melhor de todo o poema com vários pontos de vista diferentes. Também foi mais fácil de responder às perguntas propostas pela professora no trabalho em grupo. Todos nós gostamos muito da aula e esperamos ter mais aulas como esta no decorrer do ano.”
Um professor cursista trabalhou além do poema proposto o Cordel do Consumidor, e montou na sala de aula um cordel com textos feitos pelos próprios alunos.
Outro cursista enfocou as profissões abordadas no poema, e os alunos (de uma escola localizada na zona rural) escreveram depoimentos valorizando a profissão do agricultor. Houve ainda, nessa mesma turma um questionamento sobre a profissão do soldado hoje, a corrupção que há e a perda de valores.
Na última parte da Oficina, em duplas, os cursistas planejaram atividades de leitura, interpretação e produção de textos, visando à análise, caracterização e classificação dos gêneros textuais.
Foi apresentado por mim um vídeo com o Poema tirado de uma notícia de jornal, de Manuel Bandeira e outro com a música Bom dia de Gil e Milton.
Os professores cursistas planejaram as atividades sobre ambos os textos, com roteiro para a leitura, interpretação e produção de textos e apresentaram aos demais grupos, socializando assim diferentes maneiras de se trabalhar o gênero poético.
Ao final foi feita uma avaliação pelos cursistas que disseram estar aprendendo muito e com vontade de colocar em prática o que foi assimilado durante o encontro.
Encerrei a oficina com uma apresentação de slides em Power-point com o título “Simplesmente Mulher” a fim de homenagear as mães e entrega de uma mensagem com um bombom.